HPV - PAPILOMA VÍRUS HUMANO - CONDILOMA ACUMINADO
Protocolos e Normas
Auditoria Médica          

Nos casos de extirpação de lesão de HPV – PAPILOMA VIRUS HUMANO – CONDILOMA ACUMINADO, constam na Tabela TUSS as seguintes situações, que podem contemplar o pagamento destes atos:
  1. Lesão Vulvar: - 31301088 (Extirpação de lesão da vulva e do períneo.(150 CH)
  2. Lesão Peniana:- 31206050 (Eletrocoagulação de lesões cutâneas)(120 CH).
  3. Lesão Anal:-      31004229 (Lesão anal- Eletrocoagulação) (200 CH).
Lesões de outras localizações:
  1. 31301088 (Eletrocoagulação de lesões cutâneas, por grupos de cinco lesões) (120 CH).
  2. 30101107 (cauterização química de lesões cutâneas)(120CH)
  3. 30101298 (eletrocoagulação, fulguração,cauterização química,de pequenas lesões do tegumento cutâneo (grupos de até cinco lesões)(120CH).
Nos casos de “lesão única” respeitar-se-á a localização anatômica da lesão e o código deverá ser único contemplando a região pertinente. (Itens de 1 a 6).
Nos casos de lesões múltiplas, por analogia com os procedimentos dermatológicos, será liberado pela Unimed de Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa o código correspondente e por grupos de cinco leões.
Em qualquer situação prevista nos itens de 1 a 6, NÃO cabe o pagamento de honorários referentes à biópsia, conforme item 15 da página 19 da Tabela de Honorários Médicos da AMB/92 e CBHPM 2.0 na página que reza o seguinte:- “ Quando um ato cirúrgico for parte integrante de outro; remunerar-se-á não a somatória do conjunto, mas apenas o ato principal”.
A biópsia só será paga se for realizada para elucidação de diagnóstico, e então não cabe o pagamento de extirpação da lesão.
Observação I- Nas condilomatoses extensas e/ou acometimentos de múltiplas regiões o total de honorários será calculado em relação a “grupos de cinco lesões” e nos códigos, previamente definidos. As lesões coalescentes serão consideradas como únicas para o cálculo de “grupos de cinco lesões”. .
Observação II- Para facilitar à análise, as guias de solicitações deverão estar, devidamente preenchidas, identificando-se os números de lesões a serem corrigidas e suas devidas localizações, assim como a técnica a ser utilizada.
Observação III- Solicitações conjuntas de biópsia e eletrocoagulação, não deverão ocorrer.
Validação:
Diretoria de Provimento da Saúde
15/01/2010

 

Categoria(s):

Dermatologia
Cirurgia Plástica
Cirurgia Geral
Urologia